Quais as principais diferenças entre móveis de madeira maciça, MDF e MDP?

Quais as principais diferenças entre móveis de madeira maciça, MDF e MDP?

Conheça mais sobre as principais matérias primas e escolha com maior segurança.

Na hora de escolher um móvel de madeira, muitos clientes desconhecem a diferença entre os principais materiais utilizados para construção dos móveis. Alguns que têm um pouco mais de conhecimento se perguntam qual a diferença entre móveis de madeira maciça, MDF e MDP. 

Agora, por que móveis em madeira maciça são considerados de Alto Padrão e o motivo dos preços serem mais elevados? Nesta publicação, vamos abordar as principais diferenças entre estas matérias primas.

Madeira Maciça

Banco em madeira maciça A madeira maciça é um produto natural – a madeira pura em seu estado bruto. Conhecida como “madeira de lei”, ela é proveniente de árvores nativas e mais antigas, como Jequitibá, Imbuia, Andiroba, Mogno, Ipê, Pau-Brasil, entre outras, consideradas madeiras nobres. Esse tipo de madeira, diferente das comuns, é menos propensa a sofrer com a umidade e aos impactos dos ataques de cupins, insetos, fungos e bactérias, concedendo a ela o caráter de material superior.

Existem também as madeiras comuns, as famosas “madeiras de reflorestamento”, originadas de árvores mais jovens, menos densas e que foram replantadas, como pinus e eucalipto. 

 

Cada tipo de madeira apresenta características próprias conforme sua espécie, o que as diferencia entre si quanto à cor, textura, cheiro e resistência.  Para maiores informações técnicas, você pode baixar o catálogo produzido pela IPT – SP (IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo). Vale a pena conferir. Clique aqui para baixar o catálogo.

Por ser um material de alta resistência mecânica e grande durabilidade, a madeira maciça é ótima para compor peças com necessidade estrutural, sem perder a estabilidade, como mesas, cadeiras e armários. Ela ainda possui boa capacidade de aderência de pregos e parafusos, permitindo que o móvel seja montado e desmontado diversas vezes sem perder sua propriedade.

Esta matéria prima tem um custo mais elevado por alguns fatores muito relevantes. Ser um material de extrema qualidade, o longo tempo que é necessário para a madeira nobre chegar ao ponto certo de corte, e a mão de obra qualificada para seu manuseio – trabalhar com madeira maciça exige experiência específica, inclusive há técnicas diferenciadas entre diferentes tipos de madeira, isto é, manusear pranchas de jequitibá será muito diferente de angelim-pedra.

Certamente, uma peça confeccionada em madeira maciça confere beleza, essência e durabilidade, podendo ultrapassar gerações.

 

MDF (Medium Density Fiberboard)

O MDF é uma chapa feita de fibras de madeiras de média densidade, aglutinadas e compactadas entre si, prensadas à temperatura quente com resinas sintéticas. 

Placa de MDF

Muito utilizado na indústria moveleira, o MDF é um material versátil, com grande maleabilidade, possibilitando ser trabalhado de várias formas. Possui superfície com baixa porosidade, garantindo um acabamento mais uniforme com fácil aderência de pintura. Além disso, exige técnicas mais simples para confecção de peças.

Porém, o MDF não suporta muito peso como a madeira maciça, é sensível à umidade, sendo indicado apenas para uso interno, e pode sofrer avarias como rachaduras e partições quando montado e desmontado mais de uma vez.

É interessante lembrar que é possível mesclar esses dois materiais em alguns projetos. Em um armário, por exemplo, a madeira maciça faz a parte estrutural e o MDF pode ocupar a parte das gavetas e prateleiras. Essa combinação pode baixar o custo da peça sem interferir na sua qualidade.

 

MDP (Middle Density Particleboard)

O MDP, comumente conhecido como “novo aglomerado de madeira”, é um painel formado por partículas de madeira juntamente com resina e aditivos.

Placa de MDPMuito parecido com o MDF, porém sua composição conta com partículas maiores de madeira, resultando num material mais poroso. Essa porosidade o deixa mais leve e resistente à umidade e à fixação de parafusos, mas também permite maiores imperfeições, dificultando a aplicação de pintura, adesivos ou colagem de lâminas.

O MDP é a chapa de madeira mais consumida no mundo, sendo indicado para a confecção da parte interna dos móveis, apresentando mais resistência à montagem e desmontagem do que o MDF. Entretanto, é preferível trabalhar o MDP em linhas retas, pois diferentemente do MDF, ele empena ao criar acabamentos arredondados ou com chanfro.

A mistura do MDF com o MDP na confecção de móveis também é possível, sendo mais uma opção para baixar o custo. 

MDF e MDP

 

A Perséfone trabalha com madeira maciça nobre

Perséfone | Mesa de madeira maciçaDesde o seu início, a Perséfone opta por trabalhar com madeira maciça nobre, sempre na busca de tornar as nossas peças atemporais, para que sejam atuais e sempre vivas, independentemente da idade do móvel ou conceito artístico do momento. 

Além disso, cada peça esculpida pelos nossos artesãos é única, podendo ser construída a partir de diferentes escolas de marcenaria e mantendo a qualidade e durabilidade. 

Cada prancha de madeira maciça é singular. Os desenhos naturais dos veios de cada peça resulta em desenhos únicos quando o móvel está pronto, especialmente porque o nosso processo produtivo respeita a naturalidade e beleza das cores originais da prancha. Somado a isso,

Perséfone | Artesão
Marceneiro trabalhando detalhes e acabamentos em móvel de madeira maciça

nosso cliente e profissionais de arquitetura parceiros podem personalizar as dimensões e acabamentos, e assim, tornar o móvel perfeito ao projeto do seu ambiente.

Podemos dizer que mesmo produzindo diversas vezes o mesmo modelo de produto, nenhuma peça é igual a outra.

 

 

 

Faça parte do Perséfone Partners – Professionals

Perséfone | Logo Perséfone Partners - ProfessionalsProfissionais de arquitetura podem ingressar em nosso programa exclusivo para parceiros – Perséfone Partners Professionals. Nele, profissionais terão benefícios e atendimento especializados por arquitetos do nosso time comercial e de projetos para viabilizar as aspirações de seus clientes.

Clique aqui para se inscrever e nosso time entrará em contato com você.

 

Faça parte do Perséfone Partners – Lojas

Você é lojista e gostaria de levar a qualidade e exclusividade de móveis Perséfone para a sua loja ou showroom? Entre em contato com nosso time de Marketing que retornaremos em breve. Clique aqui ou na imagem abaixo.

Perséfone Partners - Logo

 

Texto por Güinevere Chaud

Arquiteta / Projetista Perséfone Móveis

Denis Sooma Denis Sooma

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades