Você conhece o estilo escandinavo?

Você conhece o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo tem ganhado popularidade nos últimos tempos, mas ele está presente nas decorações há muitos anos!

Não tem como negar, o estilo escandinavo é ideal para quem quer desacelerar e levar uma vida mais simples. As principais páginas do Pinterest, bem como os portfólios dos arquitetos e designers do país estão repletos de móveis e decoração nesse estilo.

E, é claro, se você vai reformar ou está iniciando sua casa, conhecer mais de perto este estilo faz toda a diferença. Afinal, quem foi que disse que a simplicidade não pode ser sinônimo de elegância? Pensando nisso, preparamos este artigo para que você conheça um pouco mais sobre essa forma única de ver o mundo. Vamos lá?

De onde vem o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo tem ganhado força nos últimos anos, mas está presente nas decorações há um bom tempo. O design começou a dar seus primeiros passos em 1897, mas seu auge principal foi em 1950.

O estilo, de primeiro momento, estava bem à frente da época, mas logo começou a fazer parte da essência das pessoas, tornando-se, ao longo dos anos, uma referência mundial de decoração e estilo de vida. 

O estilo carrega com si um conceito minimalista, caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, uma paleta de cores mais neutra e muita simplicidade. A iluminação natural também é muito valorizada. Sem dúvidas, um estilo que agrada muitas pessoas. 

estilo escandinavo
Imagem meramente ilustrativa – Estante Donan

A mistura entre a simplicidade e a elegância

A composição dos ambientes criados a partir do estilo escandinavo é uma verdadeira mistura entre a simplicidade e a elegância. Por isso, uma das suas marcas registradas é a referência de itens em materiais naturais. 

A madeira maciça, por exemplo, em tons claros, é um dos materiais presentes no estilo em sofás, mesas, camas e armários. O ar aconchegante vem logo em seguida com colchas, mantas e tapetes em tecidos naturais, como lã e algodão, e com mais volume.

Para dar aquela quebrada no branco das paredes, os itens de decoração ganham um pouco mais de cor, seguindo, é claro, os tons neutros. Por isso, o cinza, nude e os tons candy color são sempre predominantes.

O estilo conta com detalhes estratégicos para a composição de um cenário inspirador. Estes incluem quadros com molduras, luminárias modernas e livros, fazendo parte da lista de itens indispensáveis e que garantem o ar clássico e tradicional, mas também moderno.

Vai apostar no estilo escandinavo? Atenção aos detalhes

O estilo escandinavo conquistou todo o mundo e não foi diferente com os brasileiros. Cada vez mais projetos trazem o estilo à tona, se não na casa toda, ao menos em um cômodo. Contudo, ao mesmo tempo que o design sugere poucos acessórios e cada coisa em seu lugar, ter alguns elementos “bagunçadinhos” garantem o charme do estilo. 

Alguns exemplos dessa ideia são quadros no chão, fios de iluminação à mostra e objetos soltos pelo ambiente. A elegância e a criatividade andam de mãos dadas para a montagem de ambientes no estilo escandinavo. Portanto, aliar todas essas características a criação de cômodos funcionais e práticos fazem toda a diferença.

Por isso, que tal uma ajudinha para escolher os móveis que irão compor a sua residência e garantir toda a elegância que esse design tem a oferecer? Em nosso site você encontra os melhores móveis em madeira maciça para todos os ambientes de sua casa. Clique aqui e confira agora mesmo!

Imagem meramente ilustrativa – Aparador Polk

 

 

Kimberly Buratto Kimberly BurattoConcluiu a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAG- Centro Universitário da fundação Assis Gurgacz - Cascavel - PR em 2016. Especializada em projetos com mobiliário de alto padrão, tem sua paixão por design de interiores. Atualmente representa a PerséfOne assessorando clientes a compor ambientes com móveis personalizados.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades