“Hygge” – O que é e como aplicar este conceito no design de sua casa

“Hygge” – O que é e como aplicar este conceito no design de sua casa

“Hygge” é uma palavra de origem norueguesa. Em português pronuncia-se “riuga” ou “hu-ga” e tem como significado a sensação de bem estar, acolhimento e conforto. Mas mais do que uma palavra, “hygge” é um conceito, uma filosofia de vida adotada pelos dinamarqueses, o que fez da Dinamarca um dos países mais felizes do mundo.

Por ser um país com invernos rigorosos, durante os dias curtos com apenas 4 horas

de sol por dia, os dinamarqueses passam mais tempo dentro de suas casas, buscando criar um ambiente quente e aconchegante. A ideia é realmente sentir-se “em casa”, relaxar e se divertir.

Segundo o nativo Meik Wiking, CEO do The Happiness Research Institute e autor do livro A little book of hygge, ser hygge é um estado de espírito, uma sensação agradável de contentamento que naturalmente é refletida em todas as esferas da vida, principalmente no Design de Interiores que, inclusive, é uma obsessão escandinava (conheça alguns de nossos móveis nesta tendência).

Imagine-se sentado numa poltrona macia, envolto por uma mantinha, tomando uma xícara de chá quentinho e ouvindo sua música preferida. Ao seu lado uma mesa de madeira com flores, um bom livro e um tapete felpudo acariciando seus pés. Flutua no ar o perfume de velas com notas adocicadas. Imaginou? Isso é hygge!

Um lar hygge é um agradável refúgio acolhedor, de atmosfera intimista, sem ostentação, apenas a simplicidade e alegria dos pequenos prazeres da vida. 

Mas como inserir o conceito Hygge em nossas casas?

É necessário projetar cantinhos que aquecem o coração, então invista em: madeira, revestimentos, texturas, cores e cheiros que façam você sentir-se bem, em paz, na calmaria do seu lar.

 

06 dicas para aplicar a filosofia Hygge em sua casa.

Trazemos 06 dicas de decoração para que a felicidade hygge do estilo escandinavo esteja presente em sua casa.

  • Valorize a iluminação: 

Janelas amplas auxiliam muito na incidência de luz natural no interior das casas. Assim como utilizar cortinas leves e fluidas. Invista também em luminárias pendentes, arandelas e abajures de luz indireta e cor quente, a fim de criar um ambiente mais acolhedor após o pôr do sol.

 

  • Escolha bem as texturas: 

Conjunto para área externa Etres com três poltronas em madeira e estofadas e mesa de centro.
Perséfone | Conjunto para área externa Etres | Estilo Escandinavo

 

A intenção é estimular os sentidos, através do toque que lhe agrada. Selecione almofadas, mantas e tapetes que transmitem conforto, como as de fibras naturais, como algodão, crochê, tricô e linho.

 

 

 

 

 

 

  • Use móveis e revestimentos de madeira:

rack somme persefone em escandinavo
Perséfone | Rack Somme – Estilo Escandinavo

A naturalidade da madeira faz com que ela seja presença garantida em ambientes hygge, pois é um material que aquece qualquer ambiente com sua ampla variedade de tons e acabamentos. Pensando nisso, dê preferência para móveis de madeira maciça, pois sua qualidade e resistência garantirão que o conforto que você busca perdure por muitos anos em sua casa. Para alguns exemplos, acesse nosso acervo de aparadores, cristaleiras para sua sala de estar, e algumas dicas de cama e mesas de cabeceira para o seu quarto Hygge. 

 

 

  • Aplique cores claras e neutras:

Uma paleta com cores claras ressalta a luminosidade do ambiente, tornando-o mais amplo visualmente através da suavidade dos contrastes. Cores como branco, bege, cinza e tons pastéis são ótimas opções. Conheça nossas opções de móveis neste estilo, como a Cômoda Noah na imagem abaixo.

Cômoda Noah em madeira maciça com 07 gavetas em frente a uma janela em um quarto.
Perséfone | Cômoda Noah – Estilo Escandinavo

 

 

  • Faça o uso de velas: 

Elas aumentam o aspecto intimista, proporcionando tranquilidade no calor de suas chamas. Ao optar por velas aromáticas, é possível realçar a conexão com o espaço através do perfume no ar, que muitas vezes adere às superfícies naturais, dando personalidade olfativa ao ambiente. Esse despertar sensitivo também pode ser por meio de incensos ou sprays aromatizadores. 

 

 

  • Insira flores e plantas na decoração:

Divisória em madeira, vasos com plantas, mesa bistrô com dias cadeiras em madeira.
Perséfone | Divisória Jardim Durango – Estilo Escandinavo

 

O uso de plantas automaticamente traz mais vida e cor para qualquer ambiente e há inúmeras opções para escolher. Um mix de tipos diferentes vai garantir uma experiência mais interessante, basta saber escolher o que mais se encaixa no seu espaço.

 

E para finalizar, lembre-se que os detalhes fazem toda a diferença, eles são indispensáveis para melhor ambientar sua casa no estilo Hygge. A Perséfone tem em seu acervo uma série de móveis com esta inspiração e nossos arquitetos podem te ajudar a escolher as peças que mais se harmonizam com sua decoração. Acesse nosso acervo, ou fale com a gente pelo WhatsApp.

 

Por Guinevere Chaud

Arquiteta | Perséfone Móveis

Denis Sooma Denis Sooma

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades