Como limpar seu móvel de madeira maciça

Como limpar seu móvel de madeira maciça

Os móveis de madeira maciça são lindos, mas para manter a sua beleza, uma boa limpeza considerando suas particularidades deve ser feita.

Atualmente podemos encontrar móveis fabricados em diversos materiais, mas a maioria das pessoas ainda prefere o visual clássico e rústico da madeira maciça.

No entanto, mesmo com tamanha beleza, sem os cuidados certos, o móvel pode entortar e ser seriamente prejudicado, dependendo da situação. Assim, para cuidar do móvel de madeira maciça, é preciso seguir algumas etapas para que todo o processo seja feito corretamente.

Se você está com dúvidas sobre como fazer esse processo de limpeza de móveis de madeira, este artigo foi feito especialmente para você! Separamos os tópicos mais importantes para que você aproveite o melhor do móvel e não erre na hora da faxina. 

Deixe itens molhados bem longe dos móveis de madeira maciça

Comprou um móvel de madeira maciça? É importante anotar algumas regras básicas sobre manchas na madeira. Deixar copos com bebidas geladas diretamente sobre o móvel, principalmente em mesas, é o cenário perfeito para grandes manchas na madeira. 

Portanto, procure incluir regras na casa sobre o que pode ou não ser colocado sobre os móveis de madeira da casa. No caso das mesas, se a refeição inclui bebidas, procure sempre utilizar uma toalha ou porta-copo para manter o móvel nas melhores condições possíveis.

Uma conservação adequada é essencial

A poeira acumulada sobre os móveis de madeira maciça, pode causar arranhões em sua superfície. Assim, vale ter sempre ao alcance das mãos espanadores eletrostáticos. Além de colaborar para com a remoção da poeira, ele evitará possíveis riscos que alguns tipos de panos podem trazer. 

De maneira geral, eles pegam a poeira como um ímã. Os panos comuns, por sua vez, espalham a poeira no ar. Portanto, tirar toda a poeira com cuidado é o primeiro passo para garantir uma boa limpeza dos móveis de madeira.

Remova toda a sujeira dos móveis de madeira maciça

Tirou todo o pó? Agora é hora de remover toda e qualquer sujeira restante. Para isso, a dica é usar um pano de microfibra úmido. Em seguida, esfregue suavemente cada parte do móvel, a fim de soltar toda a sujeira e se livrar das partículas soltas. 

Faça uma mistura de sabão com água morna e mergulhe o pano. Depois de remover toda a sujeira, volte com um novo pano de microfibra para finalizar e retirar qualquer resíduo que possa estar na superfície.

Atenção a limpeza de cada móvel

Cada móvel tem sua particularidade e os armários de cozinha e mesas devem ter uma atenção especial. Isso porque migalhas, bem como sujeiras mais difíceis podem chegar a esses móveis e estas devem ser completamente limpas.

Portanto, cada uma das dicas acima ajudarão a manter a limpeza destes móveis, e também de outros que são menos afetados por manchas e sujeiras difíceis. Inclusive, além da limpeza mais pesada, a dica para manter o móvel com boa aparência é higienizar a superfície do mesmo pelo menos uma vez por semana. 

Para isso use um pano que não solte fiapos e evite limpadores de pó em spray. Eles contêm produtos químicos nos quais podem entrar na madeira e causar danos permanentes. 

Enfim, com essas dicas em mãos, limpar seus móveis de madeira maciça será uma tarefa muito mais tranquila! Lembre-se, os móveis são lindos e resistentes, mas sem o cuidado certo podem ser rapidamente danificados.

Gostou? Aproveite para compartilhar com outras pessoas e clicar aqui para conferir nossos itens em madeira maciça.

Kimberly Buratto Kimberly BurattoConcluiu a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAG- Centro Universitário da fundação Assis Gurgacz - Cascavel - PR em 2016. Especializada em projetos com mobiliário de alto padrão, tem sua paixão por design de interiores. Atualmente representa a PerséfOne assessorando clientes a compor ambientes com móveis personalizados.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades